quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ENCANTO DE MENINA...

Encanto de Menina

Ao caminhar pelos campos , sinto-me como se estivesse nas nuvens ...Mas quando chega a primavera ou verão ... é quando sinto-me mais feliz , porque há uma transformação ...o pôr do sol , céu azul celeste lindo , o anoitecer, então belíssimo, as estrelas, a lua, tudo é um encanto para quem aprende a admirar o que há de belo ao nosso redor ...
É quando sinto-me mais feliz , porque tudo é lindo ...Mas o frio me deixa triste e as chuvas me faz ficar presa sem poder sair. Não tem como o amanhecer , quando o sol penetra pelas arestas da janela anunciando o se esplendor do raiar...um novo dia.
Mas sei também que todas as estações do ano são necessárias para a natureza...Bom, se me recordo, desde criança gostava de rolar sobre o gramado que tinha no final da rua onde eu morava , pois do outro lado havia divisa com uma chácara e os donos dela, eram uns Russos.
Ai de quem tenta-se pular a cerca... abaixo das terras deles passava um rio onde brincávamos muito lá... quanta diversão e perigo também ,mas criança é criança...meus amigos e meus irmãos aprontavam muito...naquele tempo as ruas não tinham asfalto e as brincadeiras eram tão simples, que hoje estão esquecidas pela” Era da Tecnologia “.
Mas , continuando sem perder o fio da meada , à noite nossos pais se reuniam com amigos e vizinhos na calçada a conversar... pois naquele tempo não havia televisão , só radio , assim as pessoas eram bem mas amigas. E nos ficávamos a brincar de esconde –esconde , passar anel, brincar de roda, mas na brincadeira de esconder tinha sempre um que gostava de assustar a turma com assobios e quando isso acontecia , era o saci- pererê... aí a turma saia correndo ou quando não, ascendiam uma vela lá no meio do campo escuro no final da rua e diziam ser a mula sem cabeça, e nos acreditávamos ...naquele tempo éramos todos muito inocentes e até nossos pais de certa forma , acreditavam ser verdade, diziam crer em lobisomem e se notava o espanto em seus rostos ... nossos avós contaram a eles as mesmas histórias, que contaram a nós ... E assim , para mim, curiosa e observadora como sempre fui , estava atenta a tudo. Gostava de quando chegava a noite ...eu e meus irmãos e amigos caçávamos vaga- lume e colocávamos dentro de uma caixa de fósforo ou latinha e o levávamos para dentro de nossos quartos, onde o soltávamos e ficávamos a admirá-los brilhando no escuro ... lógico, que com isso não tínhamos a noção que eles poderiam morrer , como de fato alguns no dia seguinte estavam mortos...Como brincávamos em nosso tempo de criança éramos tão inocentes e assim era nos tempos de nossos pais e avós . Agora havia uma transformação assustadora , o homem estava modificando o nosso mundo...Mas isso é outra história ...Brincávamos muito e era tão divertido ... Mas eu continuava a observar os campos e as árvores que sempre me chamaram a atenção, assim como os pássaros ... As árvores eram majestosas e seus troncos enormes e de seus galhos folhas brotavam lindas ... Na chegada da primavera as flores surgiam e os ninhos dos pássaros com seus filhotes apareciam prontos para voar ... Seus frutos eram consumidos pelos animais e aves , suas sementes com certeza em algum lugar brotariam e novas árvores surgiriam .
Ah! Os frutos deliciosos! Me lembro , que em um terreno próximo de casa existia um pé de jambo enorme... de tão grande não conseguíamos pegar seu fruto, nem subir em seus galhos , assim usávamos uma vara de bambu bem grande , ou então jogávamos pedaços de pau para derrubarmos o jambo ou então fazíamos um laço no bambu com um saco de pano que pedíamos para nossa mãe fazer...assim conseguíamos pegar o jambo que era docinho, docinho ... Acho que nunca mais comi uma fruta tão saborosa como o jambo(faz tanto tempo). Mas continuando...adoro andar por entre caminhos que me levam a pensar no meio do mato e encontrar alguns frutos e poder pegar sem me preocupar em ter que lavá-los... quantas goiabas eu comi caminhando por entre os matos existentes próximos das terras de meus antepassados.
Se deixe levar por esses caminhos , se deixe levar pela liberdade que sente , se deixe levar pela imaginação ...Não pense em mais nada , só que esta livre neste momento, se deixe levar pelo ar e pelo vento que bate livre sobre seu rosto , corra se sentir vontade, sinta-se livre e voe , voe no sonho da liberdade solte seu pensamento nas asas da imaginação e sinta-se livre desse mundo lá fora ...pois cresceu e sentiu o peso de ser adulta , sentiu o amor , sofreu e também foi feliz e em seu crescimento de menina a adulta , estudou , trabalhou ... Viveu não tão bem na sua mocidade, pois sempre fui muito reservada em alguns detalhes , mas também tinha conceitos livres e assim desafiei preconceitos familiares e não me deixei seduzir por alguns tabus que me foram passados como pecados ... Mas o tempo estava mudando e conceitos também para nós jovens da década de 70. As pessoas mais velhas, familiares mais conservadores, amigos, pessoas em geral com uma visão moralista . Essa modernidade era um tanto avançada demais naquele tempo.
Já na época da jovem guarda , os Hippies e outros grupos formados aqui no Brasil e em outros Países, eram um verdadeiro escândalo , havia os Beatles, Tom Jones... os cabeludos da época era um terror para nossos pais, as roupas foram encurtando, as calças justas e com bocas de sino...nossa a transformação foi única para toda uma geração que surgia...cigarro, as moças fumavam por ser moda, a maconha era para estudantes ...a bolinha, essa foi uma preocupação máxima na época , mas meus amigos não se envolveram nessa , sabíamos de alguns colegas, mas sem grandes perigos ... Não fiquei totalmente livre de alguns conceitos de família... No intimo eu guardava lá no fundo uma religiosidade e temores, um certo preconceito, não sei se é bem o termo com pessoas de posturas e costumes diferentes dos nossos. Só que também eu pensava e não achava certo alguns costumes antigos, como por exemplo pedir aos pais a filha em namoro ou a mão dela , fazer enxoval eu tinha horror a isso, nunca permiti que meus namorados me pedissem em namoro , ter hora para voltar e etc. Nossa quanta coisa eu não segui , não me arrependo , pois enquanto pude- me diverti ...ia ao clube com meu irmão ...nota-se que me levava porque os pais de sua namorada não permitiam que os dois fossem sozinhos , com isso me fez sócia do clube e assim aproveitei. Fiz novas amizades no decorrer dos anos e na verdade elas eram bem mais livres ... abertas de conceitos a época e muito nos divertíamos.
Eu namorei pouco, não tinha o habito de ser namoradeira , os rapazes é que vinham até a mim e nunca os namorei porque gostei, apenas simpatizava com eles por serem divertidos ,me lembro de que, tanto insistiam acabava namorando e com o tempo acabava me apaixonando por eles e raramente se pronunciava a palavra Amor a não ser num bilhete... eu gosto muito de você...
E dava a impressão que se falar de amor os deixava menos homem... mas tinham os românticos , que me fizeram muitas serenatas... mas acredite, não ouvi nenhuma rsrsrs... Pois eram realizadas em dias que estava no clube, admiradores secretos, mas eu sabia no intímo quem eram eles... pois eu os considerava amigos e discretamente eu fingia não perceber seus olhares e insinuações. Se for contar nos dedos, tive quatro namorados os demais foram apenas flertes... Não existia essa de “ficar” como nos dias de hoje...
Mas voltando ao meu antigo desejo ... que pouco faço, caminhar por entre , bosque , campos, matas ...Ir fazer visita aos amigos, aqueles que tem sítios ou chácaras, onde se pode respirar um ar tranqüilo e puro. Faço tão pouco isso, vivemos uma vida agitada .Quando possível vou e não canso de admirar são as minhas amigas e gigantescas árvores ...se as encontro , olho para ver se não tem ninguém a me observar e assim caminho até elas , peço licença e as abraço, colocando e transmitindo a essas amigas da natureza todos os meus anseios, desejos, tristezas e sinto que assim elas retiram de mim tudo que me faz triste e infeliz...Em breve silencio posso até chorar , mas sinto um alívio tão grande, pois sei que elas me ouvem e seguram para si todos os meus temores. Enviam para o Universo o mal que volta em bem para elas.
Dizem que ao abraçar uma árvore, passamos nossas energias negativas e que elas as retiram de nos e levam para bem alto onde se expandem , por isso é que desde criança tenho por hábito , deitar sobre o gramado e ficar olhando para o céu a procura de algo que nunca cheguei a encontrar , a não ser as nuvens e passar horas a observar , os formatos que elas fazem no céu . Uma saudade de não sei o que , e se não fosse deitada sobre o gramado o fazia em casa , deitada na cama com o olhar perdido no céu , sempre a procura de algo que nunca encontrei . Assim acabava adormecendo .
Hoje passados muitos anos , já com dois filhos independente de casamentos , ainda observo a natureza com tristeza ,o homem ambicioso, os políticos e outros em geral ,o avanço e crescimento da população, mexeu muito com a terra envolvendo todo o nosso Planeta, ocasionando uma revolução em seu sistema. As matas foram queimadas, suas árvores derrubadas, seus habitantes naturais foram morrendo ,como se não basta-se os caçadores de animais são cruéis , um desrespeito sem limite...A ganância do homem é total , mudaram até o curso natural dos rios em nome da tecnologia onde instalaram usinas hidrelétricas e as estradas construídas a custo das matas desaparecendo , foram avançando em tão pouco tempo que árvores centenárias foram tragadas pelo homem ambicioso...tanto crescimento e a natureza sentiu, o homem não sentiu e tudo ainda que esse homem toca e destrói causa verdadeiro desastre ecológico ...o mundo inteiro sente...
Dificilmente o homem conseguira fazer , o que Deus construiu e ele destruiu ...Assim nós seres humanos sentiremos toda essa transformação que esta ocasionando verdadeiros desastres na terra . A UM GRUPO QUE LUTA PELA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA: “ É O AMAZONAS JÁ” ...Grupo de Artistas e simpatizantes, mas não creio que isso nos baste pois a política é desonesta e estamos de mãos atadas ... Enquanto pudermos continuar a admirar nossas queridas amigas e caminhar entre elas , nem que for nas alamedas de suas cidades ,praças, jardins ou nos pequenos campos onde também podemos encontrar, aves e animais... alguns sobreviventes em parques ecológicos desta investida desordenada dos homens sem coração .
Esperemos que nossos descendentes possam aproveitar um pouco de tudo que conseguimos ver e admirar .
Cheiro de Mato....Cheiro de Flor ...Cheiro de Campo...Cheiro do Fruto...e Cheiro de Você...e de seu perfume que vem da natureza que é uma palavra só : AMOR !
(Belinha) 08/07/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário